logo-ge

“Quero trabalhar na ONU. Existe algum caminho mais fácil para chegar lá?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Olá, boa noite! Gostaria de uma ajuda suas sobre como ingressar na ONU e quais as profissões mais fáceis para se conseguir entrar na organização. Além disso, queria saber que tipo de experiência profissional é preciso e que níveis de escolaridade e de idiomas são necessários. Desde já agradeço!

Walber Nascimento

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Walber, tudo bem?

A ONU, sendo uma organização internacional sem fins lucrativos, é patrocinada por vários países do mundo todo. Ela funciona como uma empresa comum, em que os processos seletivos para as vagas dependem de pré-requisitos e necessidades de cada um dos perfis requeridos. Portanto, não há como saber qual mais fácil ou mais difícil.

Isso vai depender se há a vaga disponível x quantidade e qualidade dos candidatos inscritos. Como é uma organização muito grande e que tem a premissa de tentar representar todo o mundo, desde a sua fundação foram definidos sete idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, mandarim, russo e árabe.

Portanto, para se candidatar a alguma vaga existente um desses idiomas será requerido. E isso pode variar de acordo com o perfil da vaga, mas posso te garantir que o nível do idioma em sua maioria deverá ser fluente. Além disso, a maioria das vagas necessitam de diploma universitário, o que pode ser diferente são os cursos desejados.

Em resumo, não há como saber um caminho específico para trabalhar lá, mas você pode entrar no site da ONU e conhecer como os processos seletivos são feitos e o que eles fazem a partir daí. Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).