logo-ge

Quero trabalhar no exterior. Que cursos me possibilitariam isso?

Orientador profissional esclarece

Há cursos aqui no Brasil em que eu poderia exercer a função no exterior? Se sim, quais? Ainda não me decidi pela área, mas gostaria de conhecer algumas opções para começar minha busca.
Enviado por Roberta

A princípio, qualquer formação feita no Brasil pode encontrar meios de desenvolvimento no exterior. Isso dependerá de alguns fatores específicos do país em que pretenda se fixar.

Cada país tem legislação específica para imigração de trabalhadores. Alguns limitam a evolução na carreira ou aceitam apenas algumas profissões em determinado período. Quase todos exigem a revalidação do diploma obtido no país de origem (de forma a controlar a qualidade do trabalho e a adequação à realidade de seu país). Fatores como oportunidades que você possa encontrar e qualificações que desenvolva ao longo de sua formação, recursos que você poderá dispender para cursos de pós-graduação, competências como o domínio de outra língua são tão importantes quanto a superação de eventuais preconceitos que um estrangeiro pode receber; é comum que os habitantes nativos se sintam invadidos, como se alguém de fora viesse lhes “roubar” as próprias oportunidades de emprego.

Para ter uma ideia das políticas de aceitação de trabalhadores provenientes do exterior, pesquise em sites de embaixadas ou pelos verbetes “imigração de trabalhadores” e o nome do país de interesse.
Uma opção é também buscar realizar a própria formação no exterior.

Leia mais:
– Cursos feitos no exterior são válidos no Brasil?
– Para trabalhar no exterior, é melhor escolher o curso de Direito ou o de Relações Internacionais?
– TESTE: Qual é o intercâmbio certo para você?