logo-ge

Quero trocar de curso pela terceira vez, mas não sei se é a escolha certa. O que fazer?

Orientador profissional esclarece

Eu tenho 19 anos e já estou iniciando meu terceiro curso, mas ja sinto que não é isso. Eu fiz o primeiro semestre de Francês, depois o de Português e iniciando o primeiro de Química. Eu estou preocupado comigo mesmo, porque por mim eu mudaria de curso (também não sei pra qual), mas agora já rola uma pressão da família para que eu termine um curso. Cogito a possibilidade de largar a faculdade e esperar eu me descobrir, mas meus pais são contra. Algum conselho?
Enviado por Luis Paulo Cortez Lopes

Comece identificando a forma pela qual você realizou suas últimas escolhas. Você tem “arriscado” para ver se dá certo, ou em outras palavras, tem utilizado o método de tentativa e erro? Suas escolhas ocorreram por forte identificação com as áreas de conhecimento e com as atividades profissionais que cada carreira permitiria? Em que medida a maior ou menor concorrência no vestibular foi determinante em suas escolhas?

– Máquina de Profissões: Faça o super teste profissional do Guia do Estudante e veja que área é a sua cara

 

Outra análise possível dirige-se à natureza dos cursos, todos ligados a disciplinas do ensino médio; em seu caso, isso poderia indicar que não houve uma reflexão mais profunda sobre a natureza da graduação em nível superior, ou seja, sua orientação para o exercício profissional posterior?

Reflita e responda estas questões. A seguir, comece o processo passo a passo: autoconhecimento, conhecimento das profissões e análise da dinâmica do trabalho na sociedade são os três pilares para uma escolha consciente. Você encontrará observações acerca deles nas outras diversas respostas desta seção do site do Guia do Estudante.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?

– Gosto de matérias de biológicas. Que curso devo fazer?