Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Rafinha Bastos: “jornalista tem um olhar diferenciado das coisas”

Apresentador falou sobre a versatilidade da carreira jornalística

Por Ana Lourenço
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 29 ago 2014, 18h07

A formação em Jornalismo proporciona um leque muito amplo de opções de carreira: é possível trabalhar em diversos tipos de mídia, como rádio, televisão, jornais, revistas. Além disso, o jornalista também pode atuar em todas as áreas do conhecimento, como ciência, cultura, ou esporte. Prova viva dessa versatilidade do Jornalismo é o apresentador Rafinha Bastos, que contou um pouco de sua experiência em palestra na Feira do GUIA DO ESTUDANTE, na tarde desta sexta-feira (29).

Rafinha se formou no curso no Rio Grande do Sul, mas logo migrou para o humor, sendo um dos pioneiros em comédia na internet com a “Página do Rafinha”, depois tornando-se humorista de stand-up comedy. No entanto, foi com os programas CQC e A Liga que Rafinha voltou a usar sua formação jornalística, e hoje apresenta o talk show Agora é Tarde, da Rede Bandeirantes.

“O jornalista tem que ter um olhar diferenciado sobre as coisas. Precisa passar ao seu leitor e espectador uma visão crítica que ele ainda não teve sobre determinado assunto”, explica ele, acrescentando que ver com humor os acontecimentos é a habilidade que o ajuda a ser comediante.

Além disso, Rafinha explica que a relação dos jornalistas com a fama ocorre de uma maneira diferente de uma celebridade. “Para o jornalista se dar bem, é preciso sim ter uma imagem pública, mas como uma pessoa conceituada e com credibilidade no trabalho que faz“, diz. A preocupação com a imagem física é importante nesse quesito, mas, para ele, só até certo ponto. “A exposição é necessária, mas não dá para sobreviver só disso. Você tem que ter seu espaço para poder criar, desenvolver. Precisa ter um bom conteúdo e um bom texto para oferecer“, ressalta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Falando sobre seu retorno à TV com o Agora é Tarde, Rafinha diz que trabalhar com televisão “é como tomar cachaça”. “Às vezes te faz mal. Tem muitos altos e baixos“, conta. No entanto, ele conta que sente que o programa está pegando um pouco da sua personalidade e tomando forma. “Estou tentando fazer uma abordagem mais séria, focando mais nas entrevistas e nos assuntos do que na piada”, explica.

Rafinha já entrevistou, em seu programa, personalidades como Datena, Marco Feliciano, Jair Bolsonaro, Anitta, Oscar Schmidt, Andrés Sanchez, entre outros, e admite que a formação em Jornalismo foi fundamental, tanto para escrever bem, como para entender melhor as pautas que guiam suas entrevistas.

>> Veja a programação completa

>> Veja como baixar o aplicativo da Feira

A Feira Guia do Estudante é gratuita e vai rolar nos dias 29, 30 e 31 de agosto, das 9 às 19h, em São Paulo. O local é o Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme (CEP 02055-000). A inscrição pode ser feita no local. Participe!

Publicidade
Rafinha Bastos: “jornalista tem um olhar diferenciado das coisas”
Mundo do Trabalho
Rafinha Bastos: “jornalista tem um olhar diferenciado das coisas”
Apresentador falou sobre a versatilidade da carreira jornalística

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.