logo-ge

Relações Internacionais e Administração são cursos parecidos?

Orientador profissional esclarece

Oi! Gostaria de saber se um cidadão que se forma em Administração tem basicamente as mesmas opções de empregos que um de Relações Internacionais. Também gostaria de saber os cursos mais ligados a empresas, podendo ser nacionais ou multinacionais.
Enviado por Cesar Tirso

Os dois profissionais podem trabalhar ligados a empresas, sejam elas públicas ou privadas (nacionais ou multinacionais). O profissional formado em Relações Internacionais visa aperfeiçoar as relações entre empresas, órgãos governamentais, entidades internacionais em várias áreas: política, militar, cultural, comercial, legais, de direitos civis. Sua formação exige sólidos conhecimentos humanísticos, baseados em sociologia, economia, história, antropologia, direito.

– Conheça o curso de Relações Internacionais

– Veja como é o curso de Administração

O campo profissional do internacionalista (designação do graduado em Relações Internacionais) ainda encontra-se em desenvolvimento. Seu lugar no mercado vem se construindo desde que se intensificaram as transformações promovidas pela mundialização do capital e a globalização.

As empresas privadas têm cada vez mais buscado a assessoria de tais profissionais para resolver questões tanto comerciais como de imagem institucional, ou seja, ligadas às relações com outros países e às exigências que surgem de diversas demandas tais como a compatibilização diante de acordos ligados à economia sustentável, entre outros. Empresas focadas em ampliar seu mercado externo podem representar boas oportunidades de trabalho, seja diretamente (como empregado) seja como consultor.

A profissão de administrador de empresas é essencialmente dirigida para o aperfeiçoamento de processos ligados aos processos de organizações do trabalho, nas áreas financeira, de recursos humanos, de logística, ou seja, voltada para o gerenciamento de recursos necessários para o aumento da produtividade de empreendimentos.

Para que você tenha maior clareza quanto ao conceito de empresa, ele abarca diferentes naturezas de empreendimentos: organizações esportivas, hospitalares, hotéis, organizações não governamentais sem fins lucrativos, órgãos públicos ou privados voltados ao planejamento e preservação ambientais, enfim, qualquer atividade que necessite organização e gerenciamento necessita de conhecimentos e profissionais ligados à Administração.

O internacionalista não se ocupa de tais processos administrativos, tendo como foco a negociação internacional.

Por fim, considere que praticamente qualquer profissional pode trabalhar “ligado a empresas”. Como descrito acima, há empresas de diversas naturezas, e dentro de cada empresa há atividades que exigem diferentes conhecimentos. Se em sua pergunta você se refere a profissões mais ligadas à condução de atividades de organização do trabalho, comece pesquisando Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Economia Agroindustrial, Tecnologia em Hotelaria, Marketing.

Leia mais:
– Administração é o curso certo para mim?
– Relações Internacionais é o curso que eu quero?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?