logo-ge

Relações Internacionais e Relações Públicas são carreiras parecidas?

Orientador profissional esclarece

Há alguma semelhança entre Relações Internacionais e Relações Públicas? Por que o salário inicial de um bacharel em Relações Internacionais é tão alto em relação às outras carreiras?
Enviado por enviado por Danieli Stadnik

Ambas as profissões tratam do relacionamento entre uma empresa, ONG ou órgão governamental com seu público ou seus clientes. Apesar disso, o foco de cada uma delas é muito diferente.
O profissional de Relações Internacionais trabalha na análise, planejamento e condução de ações estratégicas nos campos político, do direito, comercial, militar, social e cultural. Ele não lida diretamente com o público alvo de tais ações, mas deve conhecê-lo bem para conduzir adequadamente as negociações. xxxx

 
O conhecimento amplo exigido deste profissional – cultura geral, conhecimentos sociológicos e antropológicos, domínio de línguas -, sua importância no estabelecimento de relações diplomáticas entre povos e nações, e a intensificação do processo de mundialização do capital justificam os bons salários pagos a este profissional.

Já o profissional de Relações Públicas é o responsável direto pelo contato tanto com o público interno (funcionários) quanto externo de empresas, instituições governamentais ou não governamentais. Seu papel é promover uma boa imagem dessas instituições por meio de estratégias eficientes de comunicação, de transmissão dos valores destas organizações, de promoção de eventos, do atendimento às demandas dos clientes.

Leia mais:
Relações Internacionais é o curso que eu quero?
– Relações Internacionais – Na Real
Relações Públicas é o melhor curso para mim?
– Relações Públicas – Na Real