logo-ge

“São tantas emoções!”

Orientador profissional esclarece

Ai, estou a beira de um colapso nervoso! Sei que gosto da área de comunicação, mas estou cheia de dúvidas quanto ao curso a ser escolhido… Penso em Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Publicas e Relações Internacionais – Sei que vocês estão me achando uma “perdida”, mas é assim que estou me sentindo! O que fazer? Como escolher? Gostaria que me ajudassem mostrando as dificuldades de cada curso, comentando sobre a procura pelos profissionais de cada área, explicando sobre o perfil de cada profissional, e se possível indicando as MELHORES faculdades particulares de cada curso (quero tentar ProUni). Desde já, muito obrigada, pessoal!
Enviado por Luana

Tranquilize-se, Luana. Você não está "perdida", apenas indecisa como muitas pessoas ficam diante da escolha profissional. E, ao que parece, nem tão indecisa assim: a escolha pela área da Comunicação Social já diminui bastante o leque de opções.

Observe que entre as profissões citadas há pelo menos 2 subgrupos: o de "contato comercial” (como Marketing e Publicidade) e o de perfil mais “cultural" (que têm como objetivo preservar e transmitir idéias, valores e costumes sociais, como Jornalismo). Em sua pesquisa das profissões fique atenta para tais características e relacione-as a sua história de vida e seus interesses. Estude bem as profissões e você vai perceber que Relações Internacionais não é um curso da área de comunicação e que Marketing pode também não ser, dependendo da ênfase do curso (se mais ligado à Administração de Empresas ou Comunicação).

O primeiro passo para sua escolha você já realizou: suas perguntas são boas e devem ser respondidas com atenção e dedicação. Para respondê-las comece consultando o "Guia do Estudante". Pesquisar sites de universidades (para ter acesso aos conteúdos curriculares, por exemplo) e entrevistar profissionais são ações que podem colaborar para a qualificação das informações. A Editora Abril também disponibiliza uma publicação com o ranking das Faculdades e Universidades por curso.

Quanto ao ProUni, consulte o site www.inep.gov.br para identificar os cursos e faculdades que estão cadastrados pelo governo federal para esta modalidade de subsídio.