logo-ge

Quero mexer com carros. Qual seria a melhor profissão para mim?

Orientador profissional esclarece

Estou terminando o ensino médio e estou pensando na faculdade. Sou muito bom em cálculo, mas sempre gostei de mexer com carros. Meus amigos e professores me aconselham a fazer Engenharia Civil, mas eu sempre quis fazer Engenharia Mecânica. Qual seria a melhor profissão pra mim?
Enviado por Felipe

Sua escolha deve se basear no maior número possível de elementos: interesses atuais e anteriores a este período, valores pessoais, objetivos quanto à forma de intervenção na sociedade, negociações quanto às expectativas de seus pais, entre outros.

Por que motivos amigos e professores lhe aconselham a seguir Engenharia Civil? Questões de mercado, habilidades verificadas, interesses expressos? Que tipo de contato você já teve com automóveis? Gostar de assistir corridas, auxiliar na manutenção mecânica dos automóveis de sua família, leitura de revistas especializadas, interesse quanto ao desempenho e a aparência de modelos de ponta?

Para cada uma dessas questões, outras se abrem. Por exemplo, o mercado de trabalho em Engenharia Civil continua razoavelmente aquecido em função do crescimento econômico que o país vivenciou nos últimos anos, mas a estagnação econômica pode fazer com que a construção civil reduza seu ritmo, aliado ao fato de muitos profissionais terem ingressado neste mercado nos últimos tempos.

>> Quais são os melhores cursos para quem quer trabalhar com carros?

Gostar de automóveis pode ter muitos significados, como os apresentados nas perguntas acima. Mas o cotidiano do trabalho do engenheiro mecânico e os estudos necessários para sua formação ultrapassam certas impressões iniciais; portanto devem ser objeto de sua pesquisa e análise (por meio do acesso à grade curricular do curso, ou de matérias sobre o ritmo da indústria automotiva no Brasil, por exemplo). Fora isso é importante investigar a contribuição do engenheiro brasileiro no projeto e construção de carros que hoje são mundiais.

Além de considerar opiniões de pessoas relevantes para você e de identificar alguns interesses básicos, reflita sobre o maior número de variáveis (que você pode identificar nas inúmeras respostas desta seção do site do Guia do Estudante) para construir uma escolha mais consciente.