logo-ge

Será que continuo no curso de Arquitetura e Urbanismo ou mudo para uma faculdade de Medicina ou de Comunicação?

Orientador profissional esclarece

Estou no sétimo período da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, me formo dentro de um ano e meio. Apesar de já estar no fim do curso, nunca tive a sensação de que fiz a escolha certa. Gostaria de saber se é precipitado mudar de curso agora ou se é melhor esperar eu me formar. Tenho muito interesse na área de comunicação e Medicina, outro fator que me deixa insegura, pois mesmo que eu decida mudar de curso, não teria certeza do que fazer.
Enviado por Elisa Floriani

Toda escolha envolve conflitos, riscos e perdas. Isto gera ansiedade, receios e insegurança. Reflita, por exemplo, como foi sua escolha pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Você tinha clareza de seus interesses e de como seria o curso?

Depois de refletir sobre isso, faça uma escolha por vez. A primeira se refere à conclusão do curso. Avalie elementos como: a garantia de uma primeira graduação concluída para depois buscar uma segunda, negociação com seus pais e pessoas próximas quanto a sua decisão, recursos financeiros despedidos e a despender, áreas da Arquitetura que podem lhe aproximar de seus interesses.

Feita esta primeira escolha, e se ela for no sentido da interrupção do curso, procure trancar a matrícula para um eventual retorno. Comece então uma extensa pesquisa sobre a origem de seus interesses, bem como sobre as profissões que mais lhe agradem. Leia a respeito do curso de Medicina e sobre a área de Comunicação. Converse com profissionais formados, com professores e alunos sobre os cursos. Quanto mais informação, melhor.

Mas, se mesmo depois de tudo as dificuldades lhe parecerem maiores que os seus recursos, procure ajuda especializada e realize um processo de orientação profissional.

Leia mais:
– Faça o teste e descubra se Arquitetura é a carreira certa!

– Já faz Medicina mas está em dúvida se escolheu o curso certo? faça o teste!

– Saiba mais sobre a profissão de médico no “Pergunte ao Profissional”