Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Será que devo sair da psicologia para fazer nutrição?

Nossa orientação profissional responde

Por da redação 20 jun 2017, 19h37

Sou estudante de psicologia, mas agora resolvi trocar de curso, pois não estou gostando. Estou pensando em fazer nutrição, porque recentemente comecei a me tratar com um nutricionista e gostei bastante da profissão, além de ser uma das minhas opções de curso antes de eu entrar na faculdade. Mas dizem tem muita matemática e química e não me dou bem nessas matérias. Tenho medo de trocar e me arrepender. O que devo fazer?

Barbara

É importante mesmo analisar e ponderar antes de fazer qualquer mudança definitiva por causa de uma situação atual. Vamos te ajudar.

A faculdade te capacita para possibilidades futuras de trabalho, é um caminho para algo maior lá na frente. Esse caminho, como todos os outros, tem momentos prazerosos e outros mais difíceis. Tente se descolar um pouco do hoje, das dificuldades do dia a dia com as matérias, e responder algumas perguntas:

– Por que você escolheu ser psicóloga?

– Você conhece todos os tipos de trabalho que podem ser exercidos por um psicólogo (começando por terapia clínica, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, coaching)?

– Você se vê atuando em uma dessas áreas?

– O que exatamente te faz desgostar do curso: fatores intrínsecos à formação (conteúdo abordado no curso) ou extrínsecos (falta de identificação com os professores, dificuldade de fazer amigos, dificuldade de encontrar trabalho)?

As respostas podem te mostrar o que ajustar para seguir na profissão ou confirmar sua suspeita de que é preciso mudar. Nesse caso é uma boa você abrir a mente para outras profissões.

Como você já comentou sobre nutrição, tente responder às perguntas acima novamente, trocando psicologia por nutrição. Por que eu estou escolhendo ser nutricionista? Conheço todos tipos de trabalho que podem ser exercidos por um nutricionista? …. e assim por diante. Se faltar informação suficiente para ter sua própria opinião, pesquise sobre a área. O que os profissionais de nutrição fazem? Tente conversar com alguns deles (entre 3 e 5 profissionais).

A dica mais valiosa do que fazer é não se apegar ao caminho a ser percorrido. O mais importante é o objetivo final: quem você será como profissional, o quanto de satisfação você terá no dia a dia. Matérias mais chatas ou mais interessantes, em que você tenha facilidade ou dificuldade, existirão em qualquer curso. O que vale é a sua motivação em passar por elas e chegar lá na frente, o quanto você quer se tornar uma profissional da área.

  • People & Results

    Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
    (A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

    Continua após a publicidade
    Publicidade