Assine com até 65% de desconto

Será que Direito é uma boa opção?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h31 - Publicado em 9 jun 2011, 18h03

Dizem que o curso de Direito está com o mercado de trabalho saturado, é verdade? O curso deixou de ser uma boa opção?
Enviado por Carolina Moraes

Nos últimos 15 anos houve um grande aumento de oferta de vagas nos cursos de Direito. Porém, tanto a avaliação dos órgãos federais, como o Ministério da Educação (MEC) ou a Ordem dos Advogados do Brasil indica que boa parte dos cursos não garante uma formação de qualidade.

No início de junho, o MEC fechou quase 11 mil vagas em 156 cursos de Direito com base no baixo desempenho dos cursos na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. Ou prova da má qualidade é a média de apenas 20% a 30% de aprovação dos estudantes no exame da Ordem dos Advogados, cuja aprovação é necessária para o exercício da advocacia.

Apesar da baixa qualidade, ainda há muitas pessoas se formando em Direito, só em 2009 foram 651 mil, segundo o Censo da Educação Superior. Portanto, há muitas pessoas formadas e menor número de oportunidades. Os concursos públicos na área do Direito demonstram isso, com um elevadíssimo número de candidatos por vaga. Entretanto, como em todas as profissões, se você se preparar bem e se qualificar, poderá competir no mercado com chances maiores de obter um espaço.

Leia mais:
– Direito é mesmo o que eu quero? Faça o teste!


– Confira o dia a dia de um profissional formado em Direito

Continua após a publicidade
Publicidade