Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Será que estarei muito velha para o mercado de trabalho?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 30 jul 2013, 18h45

Meu nome é Monalisa. Hoje tenho 26 anos e quando terminar o curso de Serviço Social terei 29 anos. Ainda quero fazer Relações Internacionais. Terei chance de concorrer no mercado de trabalho com essa profissão apesar da minha idade?
Enviado por Monalisa Camargo

As variáveis que intervém no mercado de trabalho são de ordens diferentes: qualificação profissional exigida para a vaga, tempo de experiência, disposição para inovação, fidelidade à empresa, entre outras.

Não há um perfil único que sirva a toda vaga. Por exemplo: uma empresa pode estar precisando de pessoas menos experientes e que ao mesmo tempo apresentem disposição para desenvolver-se no estilo de sua organização do trabalho; outra pode, pelo contrário, procurar um profissional experiente, que a ajude a organizar as atividades de rotina.

Você afirma que termina a atual formação em Serviço Social. Nos próximos anos será chamada a realizar estágios e entrar mais diretamente em contato com a prática profissional. Nesse período, seus planos quanto à formação em Relações Internacionais pode sofrer mudanças – reverter-se em formação paralela, cursos de especialização ou mestrado que envolvam o tema. Se seu interesse pela graduação persistir, avalie o contexto em que estará quanto a recursos disponíveis (financeiros, tempo, relações sociais e familiares) para realizar a decisão.

Considere que a nova graduação será obtida quando você estiver com 33 ou 34 anos, o que não impossibilita o ingresso na área. Mas saiba que no Brasil fatores como idade e gênero ainda são levados em consideração no mercado de trabalho, o que pode promover maiores obstáculos. Além disso, considere que como qualquer ingressante na área você estará em início de carreira, determinando menores rendimentos e responsabilidades assumidas.

Se seu interesse é por Relações Internacionais, você já considerou interromper (ou trancar a matrícula) em Serviço Social e reconstruir seu projeto desde já.

Leia mais:
– Relações Internacionais é o curso que eu quero?
– Você conhece o curso de Serviço Social?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?

Continua após a publicidade
Publicidade