Quero cursar Biotecnologia, pois me interesso por biologia, principalmente genética, mas adoro viajar e conhecer lugares e pessoas novas. Gostaria de ter uma profissão que conciliasse tudo isso. Dentro da Biotecnologia isso é possível?
Enviado por Sandra Ambrus
O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática. Um biotecnólogo pode trabalhar em diversas áreas, como, por exemplo, em um laboratório, estudando o melhoramento genético, a criação e o gerenciamento de novos produtos, que podem ser medicamentos, ingredientes para alimentos industriais ou até mesmo uma planta.
O biotecnólogo também pode trabalhar em indústrias alimentícias e farmacêuticas, cuidando do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, assim como controla a qualidade do produto final.
Apesar de ter um campo grande de atuação, viajar não faz parte da rotina deste profissional, a não ser para participar de congressos e eventos relacionados à área, como acontece com quase todas as profissões com formação universitária.
Se o profissional estiver vinculado a pesquisa científica ou aplicada pode viajar à custa de seu financiador ou de algum grupo econômico que tenha interesse especifico nos avanços do conhecimento ou das técnicas desenvolvidas pelo pesquisador.
Leia mais:
– Saiba mais sobre o mercado de trabalho de Biotecnologia!
– Conheça as faculdades que oferecem o curso de Biotecnologia
“Translado” ou “traslado”? Qual o certo?
Veja os cursos mais concorridos da Unicamp 2026
GUIA DO ESTUDANTE estreia série de entrevistas com alunos nota mil na redação do Enem
Baixe um simulado do Enem 2025 e pratique
5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar