Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Será que faço Música, Engenharia Mecânica ou Rádio e TV?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h26 - Publicado em 21 out 2010, 14h44

Estudo música há oito anos e gostaria muito de fazer um curso superior na área. Mas, li que as faculdades que têm o curso de Música dão maior enfoque para a música clássica, e meu interesse é em música popular. Fiz testes profissionais para ver quais outros cursos eu me identifico e os resultados foram Engenharia Mecânica e Rádio e TV. Esses cursos me permitirão trabalhar com música?
Enviado por Ana Gabriella Conceição dos Santos

A escolha profissional é um ato essencialmente pessoal, que considera habilidades já desenvolvidas, mas que também indica um projeto de vida, objetivos que desejamos atingir. Se seu objetivo é lidar com o campo musical, vejamos as possibilidades.

Os cursos superiores de Música baseiam-se em geral em três eixos: regência (formação do maestro e arranjador), teoria musical e habilitação em um instrumento. Esse bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.

O curso de Rádio e TV não aborda de modo tão direto a música. Mas, um profissional dessa área pode trabalhar, por exemplo, na produção de um programa musical, em que o conhecimento de música seria bastante útil. É importante que você pesquise as disciplinas desse curso e identifique se ele contempla seus objetivos.

Já o curso de Engenharia Mecânica, de acordo com os seus interesses musicais, não será muito proveitoso.

Antes de decidir qual o curso ideal para você, procure falar com músicos profissionais. Investigue como foram seus processos de formação e o percurso de suas carreiras. Considere que são percursos pessoais, que você não necessariamente deverá repetir, mas que podem ser ilustrativos.

Leia mais:
– Conheça mais sobre o dia-a-dia de um engenheiro mecânico!

– Leia mais sobre o curso de Música!

– Faça o teste e descubra se Rádio e TV é o curso certo!
– Descubra se você está no caminho certo da escolha do curso superior!

Continua após a publicidade
Publicidade