logo-ge

Será que um curso técnico em Telecomunicações me ajudará na carreira de jornalista?

Orientador profissional esclarece

Sempre tive vontade de fazer um curso de Jornalismo, mas estou com uma dúvida. Nesse ano, passei a estudar em uma escola técnica e a instituição oferece um curso técnico em Telecomunicações. Será que essa aula poderá me ajudar na minha futura carreira de jornalista?
Enviado por Evelyn

Existe uma grande diferença entre os dois cursos. O curso técnico em Telecomunicações é mais operacional, ligado a aspectos como manutenção, instalação e configuração de equipamentos de rádio, televisão analógica e digital, telefonia, comunicação via satélite, óptica, entre outros.

Já o bacharelado em Jornalismo dirige-se à aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas ao conteúdo da informação. Durante o curso, o aluno tem matérias específicas que compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online, rádio e TV.

A partir dessas diferenças é possível compreender que o curso técnico não é um primeiro passo para a carreira de jornalista. Entretanto, todo tipo de conhecimento é válido e conhecer os elementos que compõem a parte operacional dessa profissão com toda a certeza pode contribuir para uma maior compreensão das tecnologias envolvidas no trabalho do jornalista.

Leia mais:
– Será que Jornalismo é o curso ideal para você? Faça o teste
– Conheça o dia a dia de um jornalista no programa Na Real


– Acompanhe um dia na vida de um estagiário em Jornalismo