Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Sou boa em Física, que cursos posso fazer?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 18 fev 2014, 14h29

Meu professor de Física disse que eu levo jeito para a área de Exatas. Gosto da matéria e tenho facilidade em aprendê-la. Qual carreira eu poderia seguir?
Enviado por Patricia

Uma das principais formas que as pessoas utilizam para identificar seus interesses profissionais é enxergar a faculdade como uma extensão dos estudos realizados até o ensino médio. Em outras palavras, identificam as disciplinas que mais gostam e procuram cursos que supostamente deem continuidade a elas.

Há, no entanto, que se considerar algumas questões: tais disciplinas têm caráter relativamente diferente quando desenvolvidas no nível superior, bem como as sínteses que se busca nem sempre satisfaz quem realiza tal caminho na escolha.

Observe esta analogia: muitas vezes gostamos muito de certos ingredientes (morango e leite, por exemplo), mas ao provarmos um produto que os integra (iogurte) podemos não gostar (achá-lo enjoativo, por exemplo). Também pode ocorrer que gostemos muito de certos aspectos de uma determinada disciplina (geometria e trigonometria, por exemplo) e ao chegarmos à faculdade nos deparemos com outras que nos desagradem (cálculo diferencial e integral, no caso da Matemática).

Portanto, dois fatores são importantes quanto a esta discussão. Primeiramente, procure pesquisar bem as grades curriculares dos cursos pelos quais você se interessa (veja os conteúdos programáticos, converse com alunos e professores de tais cursos).

Por outro lado, amplie a identificação de seus interesses: há muitos outros elementos envolvidos em sua escolha, tais como o ambiente de trabalho em que você gostaria de atuar, o objeto de trabalho (o tipo de problema sobre o qual você se debruçará), o ritmo e os horários de trabalho, a realização de valores pessoais, o produto final do trabalho, entre outros elementos.

Como ponto de partida para sua pesquisa, consulte os links referentes a “Ciências Exatas e Informática” e “Engenharia” da seção “Profissões e universidades” deste site.

Leia mais:
– Quais são as possibilidades de atuação para quem faz Física?
– Humanas ou Exatas: qual área devo seguir?

Continua após a publicidade
Publicidade