Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Sou bom em matemática e física. Escolho Engenharia ou Estatística?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 23 nov 2011, 12h24

Estou no último ano do ensino médio, sou bom em quase todas as matérias da escola, principalmente matemática. Gostaria de fazer Estatística, pois gosto de ver gráficos e analisar dados. Porém, todo mundo acha que devo fazer Engenharia porque sou bom em cálculos e física. Gosto de engenharia, mas tenho medo da não dar certo, pois gosto mais da teoria do que da pratica. Qual curso devo fazer? E, se eu escolhesse Engenharia, qual seria a melhor para mim?
Enviado por Filipe Moreira Martine

Pode-se começar esclarecendo algumas afirmações: a competência quanto à leitura, confecção e análise de gráficos, planilhas e tabelas é uma competência geral, não ligada apenas à área da Estatística. Observe, por exemplo, como as últimas provas do Enem têm utilizados esta forma de apresentação de dados justamente para avaliar esta competência em si. Em todas as profissões esta competência é desejável.

O mesmo ocorre quanto à capacidade de realizar cálculos estatísticos. Eles estão presentes em projeções econômicas, em estudos demográficos, construção de instrumentos de avaliação psicológica, controle de procedimentos laboratoriais em Biologia ou Biomedicina, em processo de Engenharia, enfim, em todos os campos do conhecimento e profissionais. Ser bom em matemática e física pode contribuir no bom desempenho em curso de Engenharia, entre outras profissões.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Cabe a você analisar se pretende continuar a desenvolver atividades ligadas a estas áreas do conhecimento ou se traz outros interesses. Uma pessoa pode ser apaixonada por música ou teatro, mas não considerar a carreira artística como alternativa. Da mesma forma, é possível encontrar um pedagogo que tem como interesse secundário e não profissional atividades em marcenaria. Ou seja, não necessariamente a escolha de uma carreira significa apenas a extensão de conhecimento já desenvolvidos e interesses por disciplinas vivenciadas no ensino básico. Há vários outros elementos a considerar.

Leia mais:
–  Faça o teste e descubra qual Engenharia combina com você!
– As redes sociais estão atrapalhando seus estudos? Faça o teste!

Publicidade
Sou bom em matemática e física. Escolho Engenharia ou Estatística?
Mundo do Trabalho
Sou bom em matemática e física. Escolho Engenharia ou Estatística?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.