Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Sou comunicativo e gostaria de trabalhar com linguagem. Que curso posso fazer?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 17 fev 2014, 15h51

Gostaria de fazer algo envolvido com língua portuguesa e línguas estrangeiras, levando em conta que sou cooperador, criativo, organizado, comunicativo e adoro trabalhar em equipe. Em que cursos posso me dar bem?
Enviado por Jonathan

Ao longo da vida as pessoas desenvolvem várias habilidades e interesses. As características apontadas por você abrem diversas possibilidades a serem exploradas, bem como não necessariamente se encaixam em determinada profissão. Isso porque tanto você como as profissões não são estáticas, se transformam.

Tão importante quanto tentar relacionar tais características a formas de atuação profissional é que você pense que objetivos pretende alcançar com seu trabalho: conservar e difundir a cultura, colaborar no processo de formação intelectual de outras pessoas, criar por meio da expressão linguística formas de sensibilizar os outros, por exemplo.

O campo do domínio da língua escrita e falada pode ser desenvolvido por várias profissões. As formações em Letras e Tradução e Interpretação permitem o estudo das estruturas linguísticas e tem como possibilidades a docência, a atuação como tradutor de textos escritos ou da linguagem verbal, a revisão de textos.

Há um curso único no Brasil, ministrado pela UNICAMP, denominado Estudos Literários que avança no sentido da formação do crítico literário, que também contribui no sentido da formação em autoria literária.

Os cursos da área de comunicações sociais (Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade) oferecem outras possibilidades, cada um com suas especificidades, desde a produção de textos descritivos até o uso da língua como forma de convencimento e divulgação de ideias e produtos. Há ainda os cursos de audiovisual ou cinema e radio e tv que também oferece possibilidades como a construção de roteiros.

Comece o processo pesquisando cada uma destas profissões e construa imagens suas realizando as atividades descritas; avalie as situações em que se sente mais confortável. Amplie a reflexão considerando perspectivas de remuneração, a dinâmica do mercado de trabalho e as eventuais áreas de especialização.

Leia mais:
– Devo fazer jornalismo ou publicidade?
– Gosto de escrever – que curso devo fazer?

Continua após a publicidade

Publicidade