Sou engenheira pós-graduada e quero Medicina. É uma boa ideia?
Orientador profissional esclarece
Sou graduada em Engenharia Ambiental, tenho um MBA em gestão e tecnologias ambientais e estou concluindo especialização em segurança do trabalho. E estou disponível no mercado e encontrando muita dificuldade para encontrar uma nova oportunidade. Nesse ínterim conheci a Medicina e hoje, com 27 anos, vou começar o cursinho – afinal, são 11 anos sem ver matérias do ensino médio. Estou no caminho certo?
Enviado por Caroline
Esta é uma decisão de grande porte. Sua atual formação a capacita plenamente para o ingresso no mercado de trabalho nos setores ligados a Engenharia Ambiental. Você investiu tempo, esforços e recursos financeiros para conquistar uma profissão socialmente reconhecida e que parece atender a seus interesses, já que não relatou não gostar dela e ainda buscou maior aperfeiçoamento.
Você consegue identificar que elementos compõem sua motivação para a formação em Medicina? Esta profissão garante de fato seu exercício; não há ainda desemprego de médicos no Brasil. Considere, porém, que serão de 6 anos de curso em período integral. A residência – que não é obrigatória – pode levar 3 ou mais anos dependendo da especialidade, e há ainda a enorme concorrência no processo vestibular. Em função do curso ser integral, não haverá possibilidade de investir paralelamente na engenharia.
Avalie seus valores, objetivos de vida, recursos e converse com pessoas significativas para tomar sua decisão.
Leia mais:
– “Já tenho 21 anos. É tarde demais para cursar Medicina?”