logo-ge

Sou motoboy e gostaria de trabalhar com Comunicação ou Marketing. Como escolher?

Orientador profissional esclarece

Tenho 27 anos, trabalho como estoquista em uma distribuidora de alimentos, mas faço serviço de motoboy. Tenho muita vontade de trabalhar na área de Rádio e TV e Comunicação, mas não sei que curso fazer. Também tenho vontade de entrar na área de marketing. O que fazer?!
Enviado por Anônimo

O primeiro passo é decidir a carreira que você pretende seguir, não? Rádio e TV e Comunicação Social distanciam-se bem de Marketing. Você se considera muito "comunicativo"? As pessoas com quem trata lhe dizem isso? Isto é bom, mas não basta.

Pense que você terá que cursar alguns anos de uma faculdade, encontrará matérias com as quais se identificará e outras nem tanto, arcará com os custos de sua formação – o que, pelas informações que você passou, não será fácil. Então faça valer a pena!

Uma dificuldade básica na escolha de uma profissão é que não temos como "experimentá-la" por um tempo até que possamos decidir. A escolha parece ocorrer no “escuro”. Fazer entregas como motoboy ou organizar o estoque não contribui muito para o conhecimento de como se opera a comunicação em um veículo de mídia ou como se organiza uma estratégia de ampliação de venda de serviços ou produtos.

Procure informar-se bem sobre as carreiras que você indicou. Imagine-se exercendo as funções descritas em guias de profissões. Crie uma imagem de você mesmo daqui a alguns anos. Mas reflita também criticamente sobre tal imagem: nem sempre o que idealizamos é o que acontece.
De toda forma, é sempre positivo identificarmos outros futuros para nós que não sejam simplesmente a repetição do que já fazemos, não? O caminho pode ser mais difícil para quem tem que batalhar pelo dia-a-dia, mas isso também nos dá força e gana …