logo-ge

Sou músico mas não sei se estou preparado para a faculdade de Música.

Orientador profissional esclarece

Sou músico e tenho dúvidas se faço o vestibular para música, pois não sei se estou preparado. Gosto de psicologia, mas não sei se tenho vocação.
Enviado por Domingos Neto

O curso superior de Música requer prova específica, que avalia sua percepção musical e elementos teóricos básicos (como escrita e leitura musical, teoria da harmonia, e habilidade em algum instrumento).

Resgate provas de vestibulares anteriores para saber se você já tem conhecimentos suficientes para a prova. Você conhece bem o curso de graduação em música? Pesquise a grade curricular e as áreas de formação em Música (regência, composição, canto e instrumento) para se certificar que busca formação profissional e não apenas aperfeiçoar um hobby.

Quanto à vocação para Psicologia: não trabalhamos com a ideia tradicional de vocação, ligada a algum talento especial e que está para além das possibilidades de nosso desenvolvimento. Ao contrário, consideramos que o ser humano não nasce pronto e nem traz consigo nenhuma tendência desde o nascimento para alguma profissão.

Nossos interesses e habilidades são desenvolvidos ao longo da vida, por meio das oportunidades que surgem, das expectativas de pessoas com quem convivemos, dos sucessos, fracassos e desafios com que lidamos, dos valores que desenvolvemos etc. Avalie esses elementos para considerar se a formação em Psicologia contemplaria seus interesses.

– Guia de Profissões: Música


– Guia de Profissões: Psicologia