logo-ge

Sou pedagoga, quero trabalhar com orientação profissional. Invisto na pós?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Bom dia, meu nome é Tayná e me formei no final do ano passado em Pedagogia na Uerj. Entretanto, não me identifico muito com o maior campo de atuação de um profissional nessa área, que é de professor na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental 1. Gosto muito de trabalhar com projetos no Ensino Médio, principalmente com a 3ª série do Ensino Médio, na área de orientação profissional. Com a parte de coordenação e gestão também me identifico muito. Pensando nisso, comecei a pensar em prestar vestibular novamente para Administração, porém estou na dúvida se devo fazer essa segunda graduação ou investir na complementação da primeira.

Tayná Salvina

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Tayná 

Se o que você quer fazer tem a ver com a sua formação inicial não vejo necessidade de fazer uma nova graduação. Você poderia investir em se especializar na área de coordenação e gestão fazendo uma pós-graduação mesmo. Porém entendo que para qualquer carreira que se quer chegar num cargo de gestão é importante passar pelos cargos iniciais, que no seu caso é trabalhar dentro de uma escola. Então, muitas vezes é necessário que você conheça o dia a dia da sala de aula como professora para assim crescer na carreira e chegar com experiência à coordenação pedagógica e de projetos. 

Sobre orientação profissional, existem também cursos para se especializar em estudos vocacionais, só precisa ficar atenta pois a maioria deles é para psicólogos, aí sim você precisaria de uma nova graduação para ser psicóloga especializada em orientação profissional. 

Como última dica: aproveite que você ainda é recém-formada para explorar experiências profissionais em várias áreas antes de tomar uma decisão de fazer uma nova graduação. Converse com profissionais da área que você tem interesse para descobrir como eles fizeram para chegar lá. Se informe e reflita antes de tomar uma decisão, assim você vai com mais certeza para sua vida profissional. 

Sucesso!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).