logo-ge

Sou técnico em Contabilidade, caso escolha Direito ou Engenharia Civil, minha experiência pode ajudar?

Orientador profissional esclarece

Estou há algum tempo no ramo de Contabilidade, já sou Técnico em Contabilidade, e estou em dúvida em que curso optar entre Direito e Engenharia Civil. Posso aproveitar a experiência que tenho em uma dessas áreas?
Enviado por Marcio Jose Clemente

Há uma área própria às ciências jurídicas denominada Direito Tributário, em que sua formação em contabilidade pode ser preciosa. Além disso, em várias situações o advogado opera negociações que envolvem cálculos contábeis: partilha de bens em separações de casais, divisão de espólio provenientes de heranças, pedidos de indenizações, defesa de direitos do consumidor.

A formação em engenharia exige grande manejo de cálculo – o que, em parte, não é novidade para você. Em parte, porque o tipo de cálculo desenvolvido na engenharia é mais complexo que o aplicado em contabilidade, principalmente no nível Técnico. Na engenharia, menos diretamente do que em Direito, você pode aproveitar as habilidades já desenvolvidas na elaboração de projetos que envolvem cálculo de custos e descrição detalhada dos projetos bem como o acompanhamento e controle de sua execução.

Aí está: arregace as mangas e pesquise a grade curricular dos dois cursos. Aproveite para pensar também por que você tem interesse por estas duas áreas? Procure também responder esta questão, como forma de qualificação de sua opção – afinal, nossas escolhas profissionais não são apenas determinadas por continuidade; às vezes, buscamos certas rupturas.