logo-ge

Tecnologia em Redes ou Sistemas de Informação?

Orientador profissional esclarece

Não sei se faço tecnologia em Redes em dois anos ou Sistemas de Informação em quatro anos. Fiz dois períodos de Gestão em Sistemas de Informação, mas não gostei das cadeiras porque o curso era voltado para gestores. Não quero cometer o mesmo erro de fazer um curso sem saber o que ele realmente é. Ajudem-me, por favor!
Enviado por Anônimo

Cursos tecnológicos têm como objetivo atender demandas específicas de mercado. Ainda não é possível afirmar com toda clareza se eles competem em mesmo nível com os bacharelados, de duração mais extensa.

No entanto, as áreas ligadas à informática têm uma dinâmica diferente de várias outras. Nela, as mudanças ocupacionais ocorrem a todo o momento, com grande velocidade, em função dos avanços tecnológicos. Pense, então, que sua formação será inicial, devendo ser atualizada ao longo de toda a vida profissional.

Atualmente, o curso de Tecnologia em Redes Computacionais se propõe a formar um profissional habilitado a projetar, implantar e administrar redes de computadores (LANs, MANs e WANs), buscando garantir a otimização de seu desempenho, a acessibilidade e a segurança das informações. Volta-se para o gerenciamento e a implantação de servidores de serviços de redes, sistemas operacionais, de controle de acesso.

Já o curso de Sistemas de Informação dirige-se mais ao perfil gerencial, à formação de empreendedores em tecnologia, de profissionais capazes de resolver problemas e soluções para negócios que envolvam o fluxo de informações abundantes e complexas. Talvez estas características o tenham levado a identificar o perfil de "gestor".

Estude bem as grades curriculares e avalie as possibilidades de mercado (emprego, rendimentos) e campo de trabalho (novas áreas que estão surgindo, necessidades sociais a serem satisfeitas). De toda forma, considere que as funções de planejamento costumam ser mais valorizadas que as de execução e que carreiras bem sucedidas acabam por desenhar perfis mais gerenciais (o que pode ser alcançado nas duas formações, com maior ou menor dificuldade).

– Guia de Profissões: Redes de Computadores

– Guia de Profissões: Sistemas de Informação