logo-ge

“Tenho 22 anos e até hoje não consegui escolher uma profissão”

Orientadora profissional dá dicas para que leitor possa entender melhor seus próprios interesses

Tenho 22 anos e até hoje não consegui escolher qual profissão seguir. Ouço cobrança o tempo todo de todos os lados, principalmente em casa. Amo roça e sou do interior de Minas Gerais. Gostaria de ajuda para que eu pelo menos tenha um norte. Faço testes vocacionais e dizem que eu tenho espírito de liderança, mas nem sei o que eu quero. Os testes me remetem a profissões como teatro sendo que eu gosto de roça, e a cada dia o tempo vai passando e eu vou ficando pra trás.

Luiz

Olá, Luiz!

Escolher uma profissão é um momento repleto de dúvidas e inquietações que não envolve apenas o sujeito da escolha. Quando pensamos em escolha profissional, precisamos compreender e validar a existência de dois importantes eixos – autoconhecimento e informação profissional – que somados permitem a realização de uma escolha consciente.

Veja como mandar sua pergunta

Uma escolha profissional consciente significa escolher a melhor opção dentre tantas outras para o momento. É importante frisar que há possibilidade de realizar mais de uma escolha profissional ao longo da vida, afinal a todo momento estamos aprendendo e descobrindo novos interesses e habilidades.

No processo da escolha profissional (autoconhecimento + informação profissional) estão presentes os fatores sociais, familiares, psicológicos, econômicos e geográficos. Esses fatores precisam ser analisados e vistos com atenção de forma articulada, pois são formadores dos seus valores, das suas motivações e habilidades.

Para facilitar o processo de escolha, busque primeiro identificar o que você gosta e o que não gosta. Escreva e organize em uma folha para literalmente enxergar a situação. Esse movimento pode auxiliar na sua compreensão. No seu caso, você tem identificação com o mundo do campo, como relata na tua pergunta. Valide essa sua percepção (autoconhecimento) e pense em como você se imagina daqui a uns anos.

Esse trabalho de visualizar o seu futuro é importante. “Onde eu quero estar trabalhando? Sozinho ou em grupo? Quero ter flexibilidade de horário? Quero trabalhar em um escritório, em laboratório, em sala de aula ou ao ar livre? Quero trabalhar com quê?”. Enfim, como você se vê?

Após essa análise, busque as informações sobre os cursos (grade curricular, campos de atuação, mercado de trabalho etc.) que lhe proporcione realizar o seu projeto de futuro. Se quer estar no campo, deve pesquisar cursos que lhe possibilitem trabalhar nesse espaço.

Lembre-se que o curso é o início do caminho para você alcançar seu futuro! Boa escolha!

 

logo-pro-univirsidade-cor
O Pró Universidade é um curso preparatório público para o Enem que atende 12 mil alunos presencialmente e online em todo Estado de Santa Catarina. Em 2015, conquistou 62% de aprovações nos principais vestibulares públicos do sul do Brasil.