logo-ge

Tenho 42 anos e faço Administração. Será difícil arrumar emprego?

Orientador profissional esclarece

Faço ADM e tenho 42 anos, fiz uma boa escolha? Tem vagas para a minha idade no setor?
Enviado por Roseli Ortega

A princípio, pode-se afirmar que mais informações seriam necessárias para maior precisão na orientação, tais como sobre sua experiência profissional anterior, interesses e valores pessoais, estilo de vida atual e desejado entre outras.

– Conheça o perfil do estudante que faz Administração e Negócios

– Saiba tudo sobre a carreira de Administração

Toda escolha envolve diversos fatores e afirmar se ela é “boa” depende da análise destes fatores, principalmente por parte de quem escolhe, mais ainda quando a pessoa já acumulou muitas experiências de vida, como indica sua idade.

Se seu caso é de ingresso no mercado formal de trabalho, saiba que haverá dificuldades qualquer seja sua opção. O mercado de trabalho tem dinâmica própria, determinada por fatores como expectativas sociais relacionadas a gênero, idade, grau de instrução, cultura geral acumulada. O fato de ter 42 anos pode antepor muitos obstáculos ao desenvolvimento de sua carreira, mas não é um fator totalmente impeditivo. Tomar consciência das dificuldades a enfrentar é um elemento importante para conquistar seus objetivos.

O curso de Administração muitas vezes é escolhido porque supostamente oferece múltiplas possibilidades de exercício profissional, já que toda empresa de qualquer setor necessita ser conduzida racionalmente. Por outro lado, este é o curso que mais forma profissionais no Brasil que em grande parte acabam por realizar tarefas corriqueiras nas empresas que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária.

Diante das dificuldades pontuadas, reflita sobre seus reais objetivos e interesses: concentrar esforços para superar barreiras que não dependem de você poderá apresentar opções ainda não contempladas. Enfrentar a competitividade do mercado ganhará força se você tiver clareza dos recursos de que dispõe (como tempo, recursos econômicos, conhecimentos já adquiridos), das estratégias a serem utilizadas (contatos pessoais, busca de qualificação em conhecimentos gerais, reorganização da vida pessoal) e da motivação empenhada (identificação com a área de atuação, valores pessoais que poderão ser realizados).

Dedique-se à reflexão dos elementos apontados e sobretudo perceba que o fato de você estar envolvida com estas questões revela a força que traz consigo para continuar construindo seu futuro. Nesse sentido, abra o leque de opções inicialmente e pesquise diversas profissões, procure imaginar vários futuros: um deles será mais atrativo e lhe dará ainda mais segurança.

Leia mais:
– Gosto da área de Administração e Negócios. Qual curso devo fazer?
– Conheça os 24 melhores cursos de Administração do Brasil
– Conheça as 20 carreiras de Administração e Negócios