logo-ge

Receio demorar a entrar em Medicina. Devo tentar Enfermagem?

Orientador profissional esclarece

Minha vida inteira eu quis cursar Medicina. Prestei alguns vestibulares e, vendo minhas notas, fiquei um pouco desanimada e com medo de demorar muito para conseguir entrar. Então, pensei na possibilidade de tentar um curso bom de Enfermagem que me proporcione varias áreas para escolher. Estou na dúvida se faço o curso e continuo tentando Medicina ao mesmo tempo.
Enviado por Leticia

Você está enfrentando algo que milhares de pessoas vivem frente ao vestibular de Medicina. Sem dúvida é o curso mais difícil de entrar independente se for em faculdade pública ou privada. Na USP, em 2015, 84% dos aprovados estavam fazendo a prova pela segunda vez. Dados de 2014 registram que 26% dos aprovados fizeram quatro ou mais vestibulares anteriormente.

>> 5 fatos sobre Medicina que você provavelmente não conhecia

>> Área da saúde: conheça 5 cursos diferentes

O ser humano não nasce com um carimbo que diz: este só pode ser tal profissional senão será infeliz. A profissão do médico, apesar de ter perdido um pouco de seu prestígio, ainda aparece na mídia e na imaginação das pessoas como a mais nobre, a mais estável e rentável das profissões. É uma das poucas profissões que acompanham as pessoas desde pequenas.

Escolher outra profissão é uma possibilidade, desde que a pessoa não esteja acreditando que “será quase médica”. Enfermagem é uma profissão que trata o paciente diretamente a partir do diagnóstico e prescrição do tratamento feito pelo médico.

Você antes de tudo vai ter que tomar uma decisão: se persistirá ou não com a Medicina. Se a resposta for sim, mãos à obra. Se for não (com sinceridade consigo mesma), comece um processo de informação para achar outra profissão que pode até pode ser a de Enfermagem, mas com conhecimento de causa.