logo-ge

Tenho medo de não ter habilidade suficiente para cursar Enfermagem. O que devo fazer?

Orientador profissional esclarece

Como saber se tenho vocação para ser técnica em Enfermagem? Tenho medo de começar o curso e não conseguir terminar? Tenho 21 anos e estou muito insegura.
Enviado por Thassia

Escolher uma profissão é um processo muitas vezes difícil e demorado, em que elementos racionais e emocionais estão envolvidos. Há certas ilusões ou mitos que a sociedade desenvolveu acerca do tema como “desde pequeno fulano demonstrou um talento enorme em…”, ou “cicrano nasceu com tal dom ou vocação”. A vocação do ser humano é justamente não ter outras vocações, isto é, o ser humano não nasce com tendências biológicas ou hereditárias que apontem para determinadas profissões.

Para conquistar maior certeza quanto à escolha pela área de Enfermagem, comece resgatando sua história pessoal, interesses já desenvolvidos, desafios superados ou que ainda deseja superar, valores pessoais, contatos com profissões que foram positivos ou que instigaram sua curiosidade. Avalie inclusive se as informações e impressões que tem a respeito da profissão têm relação com descrições a respeito delas.

Observe em seguida todo o universo das profissões, além da área de Enfermagem. Procure pesquisar a descrição de cada uma delas. Depois de descartar aquelas que passam muito longe de seus interesses, aprofunde sua pesquisa sobre as que permaneceram consultando materiais mais especializados em sites de associações profissionais e de informação geral sobre profissões.

É importante também que você se informe sobre a história e a dinâmica do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas.

Depois de refletir sobre você mesmo, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, em que terá que assumir os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Enfermagem é o curso certo para você!
– Será que você está preparado para entrar na faculdade?