logo-ge

Tenho vontade se seguir a carreira artística, mas que garantias terei?

Orientador profissional esclarece

Tenho dúvidas se sigo ou não o ramo artístico. Não sei se meu interesse é uma fase por conta da minha idade, imaturidade, etc. Mas há algum tempo tenho admirado muito essa área.

Às vezes tenho medo de ser vitimado pela rotina de trabalho. Confesso que não sou totalmente desinibido ou extrovertido. Procuro sempre manter a seriedade e quando o momento permite, mas não dispenso uma boa risada. Nem imagino como é o mercado de trabalho nessa área e que garantias terei se optar segui-la.

Vejo isso como um hobby, mas a cada dia amadureço mais essa ideia. Será que podem me ajudar?
Enviado por Rodrigo Crispim

A grande vantagem da área de artes quando se pensa em escolha profissional é que as pessoas podem vivenciar (quer seja pintando, esculpindo, atuando como ator, até fazendo pequenos filmes, tocando um instrumento, etc.) antes de se profissionalizarem.

Isto ajuda a ter mais elementos para tomar a decisão. Logicamente, há diferenças entre ser amador e profissional, mas a pessoa se aproxima da área e pode conhecer com mais apuro a realidade da profissão – as vantagens e dificuldades. Assim, seria interessante procurar fazer um curso de teatro e/ou mesmo participar de um grupo de teatro amador.

Não ser muito extrovertido não é empecilho para o exercício da profissão de ator. A pessoa “aprende” a se desinibir, a se expor. Mas pense bem, o advogado também precisa desenvolver esta habilidade, por exemplo.

O mercado de trabalho na área de artes não é fácil e não funciona exatamente como na maioria das outras profissões. Há de certo o trabalho na televisão (quer em novelas, quer em comerciais), mas dá para imaginar que seja muito competitivo. Há a possibilidade de atuação em animação de festas e participação, com peças temáticas, em convenções empresariais. Garantia não há mesmo para nenhuma profissão e mais ainda na área de artes.

Leia mais:
Qual o seu nível de criatividade? Faça o teste!

Conheça a carreira de Artes Cênicas

Conheça a profissão de um artista plástico!

Música pode ser uma boa opção para você

Leia mais sobre Dança e veja se tem a ver com você