Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Terei problemas por ser menina se cursar Eletrotécnica Industrial?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 9 dez 2011, 15h43

Atualmente curso Administração. Escolhi tal carreira talvez por não ter outra opção naquele momento, mas gosto bastante da área de tecnologia, ligado a informática, e estou pensando em outros cursos. Contudo, penso se não seria estranho estudar Eletrônica Industrial sendo menina, por exemplo. O que devo fazer?
Enviado por Érika H.

O Brasil e o mundo assistiram nos últimos 50 anos muitas mudanças quanto aos direitos femininos. Para você, que é jovem, isso pode parecer uma eternidade. Mas, no campo do trabalho e da história da humanidade, devemos considerar que as conquistas sociais envolvem muitos esforços e tempo.

Nesse sentido, muitas profissões que eram consideradas essencialmente masculinas ou femininas têm perdido estas características, ampliando as possibilidades de escolha. Considere, por exemplo, que no início da década de 1980, entre 600 ingressantes no curso de Engenharia da Universidade de São Paulo, contabilizávamos cerca de apenas 15 ou 20 mulheres, quadro que tem sido revertido nas últimas décadas.

Cabe a você avaliar, e quem sabe contribuir para a mudança de referências sociais, e investir na abertura de novas oportunidades para as mulheres. Consideramos que não há nenhuma natureza de gênero quanto às opções profissionais.

No entanto, considere que sua escolha deve estar respaldada em informações de qualidade sobre as profissões. Você conhece bem a área de eletrotécnica? Tem clareza acerca de seus interesses? Isto é fundamental para a tomada da decisão, junto com a clareza que vai enfrentar ainda alguns preconceitos.

Leia mais:
 – Seus pais ajudam ou atrapalham seus estudos? Faça o teste!
– Você sabe estudar em casa?

Continua após a publicidade
Publicidade