logo-ge

Termina ou tranca o curso?

Orientador profissional esclarece

Estou no 7º semestre de engenharia mecânica e tenho quase certeza de que escolhi o curso errado, pois não me identifico muito com a área… O que devo fazer, terminar ou trancar? Meus dois irmãos são formados na área de saúde e só eu escolhi engenharia na família! Acho que por isso, também, eu me culpo um pouco…
Enviado por Guilherme

Decisão difícil, não? Com 60% do curso já concluído você deve ter uma boa noção da engenharia mecânica. Mas observe como você coloca a questão: "tenho quase certeza", "não me identifico muito", "terminar ou trancar" (você não fala em abandonar)… Há questões ainda a serem melhor elucidadas. Comece refletindo sobre como você optou pelo curso: suas expectativas eram diferentes do que você conheceu durante o curso? Você tinha clareza do que estava envolvido em sua escolha? Que influências – que você conseguiria julgar como positivas ou negativas – participaram do processo? Se você encontrou dificuldades em acompanhar determinadas disciplinas, quanto tal fato pode ter influenciado em suas atuais dúvidas? Como você se imagina daqui a alguns anos, no caso de se formar em engenharia? Essa imagem lhe é confortável? De toda forma, trancar a matrícula apenas adiaria a decisão – enfrente-a a partir de muita reflexão.

Considere também que nestes últimos quatro semestres do curso você entrará em contato com conteúdos curriculares e com atividades mais dirigidas ao desenvolvimento da prática concreta em engenharia, o que talvez abra novas perspectivas sobre a carreira – procure conversar com os professores das disciplinas destes semestres.

Diante de sua mensagem tão sintética, é difícil compreender o que você chama de culpa. Há muitas variáveis que podem estar intervindo em sua experiência. Uma primeira indicação seria conversar com seus familiares e expor o que está sentindo; isso poderia elucidar quanto às expectativas deles são realmente claras para você e vice-versa e o que eles acham dessa sua idéia.

Por outro lado, você poderia pesquisar as interfaces entre a engenharia e a saúde – talvez você possa aplicar os conhecimentos adquiridos na engenharia para melhorar as condições de saúde e de vida de pessoas que necessitem.