logo-ge

Toda grande empresa precisa de um profissional de Relações Internacionais?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se toda grande empresa precisa de um profissional de Relações Internacionais. Elas preferem quem trabalha com comércio exterior ou com RI? A atuação destes profissionais é mais política do que relacionado a comércio e negócios?
Enviado por Luciane Ambrus

Desde que o processo de globalização do capital se intensificou, as empresas e outros órgãos (como públicos e do terceiro setor) aumentaram muito a demanda por profissionais capazes de compreender as relações jurídicas, de costumes e comerciais entre os países, expandindo a busca em Relações Internacionais (RI) e Comércio Exterior.

Empresas focadas em ampliar seu mercado externo optam em geral por profissionais de Comércio Exterior. No entanto, isso não significa que o profissional de Relações Internacionais não opere no mesmo campo. Sua formação contempla elementos de direito internacional, teorias econômicas, sociologia, antropologia e ciência política e outros conteúdos ligados às humanidades.

+ Teste: Relações Internacionais é o curso que eu quero?

O RI é formado para ser um negociador em qualquer campo da atividade humana, inclusive o econômico, não apenas no campo político. As vagas para este profissional têm sido ampliadas nos últimos anos. Procure pesquisar ambas as formações e verificar com qual mais se identifica. Considere que o domínio de uma ou mais línguas é um requisito indispensável nestas profissões, planejando seu aprendizado nos próximos anos.