Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Toda grande empresa precisa de um profissional de Relações Internacionais?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 13 jul 2010, 13h11

Gostaria de saber se toda grande empresa precisa de um profissional de Relações Internacionais. Elas preferem quem trabalha com comércio exterior ou com RI? A atuação destes profissionais é mais política do que relacionado a comércio e negócios?
Enviado por Luciane Ambrus

Desde que o processo de globalização do capital se intensificou, as empresas e outros órgãos (como públicos e do terceiro setor) aumentaram muito a demanda por profissionais capazes de compreender as relações jurídicas, de costumes e comerciais entre os países, expandindo a busca em Relações Internacionais (RI) e Comércio Exterior.

Empresas focadas em ampliar seu mercado externo optam em geral por profissionais de Comércio Exterior. No entanto, isso não significa que o profissional de Relações Internacionais não opere no mesmo campo. Sua formação contempla elementos de direito internacional, teorias econômicas, sociologia, antropologia e ciência política e outros conteúdos ligados às humanidades.

+ Teste: Relações Internacionais é o curso que eu quero?

O RI é formado para ser um negociador em qualquer campo da atividade humana, inclusive o econômico, não apenas no campo político. As vagas para este profissional têm sido ampliadas nos últimos anos. Procure pesquisar ambas as formações e verificar com qual mais se identifica. Considere que o domínio de uma ou mais línguas é um requisito indispensável nestas profissões, planejando seu aprendizado nos próximos anos.

Continua após a publicidade
Publicidade