logo-ge

Trabalha com contabilidade, mas detesta números? O que fazer?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Eu atualmente trabalho em um escritório de contabilidade. Já sou formada e definitivamente não gosto. Não estou feliz e até agora não me encontrei, não gosto de atendimento ao cliente, não gosto de nada relacionado a números. O que devo fazer?

Daniela Camasso

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Oi, Daniela, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pela sua reflexão e conclusão! E fique tranquila, infelizmente ainda é muito comum profissionais que descobrem, só depois da formação, que não gostam do que fazem. Nunca é tarde para mudar!

Minha recomendação é que você se aprofunde no autoconhecimento. Por quê? Muitas vezes estamos tão dentro do problema que não conseguimos enxergar novas possibilidades nem reconhecer nossos pontos fortes, a fim de escolher uma carreira que nos deixe realmente feliz.

Existem muitas possibilidades além de atendimento ao cliente e números. Aliás, as possibilidades são infinitas. Porém, para que você possa fazer uma mudança consciente, você precisa descobrir quais são suas preferências de personalidade. Relembre situações de infância em que você se dava bem, matérias na escola em que você “nadava de braçada” e fazia melhor que todo mundo. Ah, e não esqueça de relembrar também os seus sonhos de infância. Muitas respostas quanto às suas preferências podem estar contidas nessas histórias que você deixou pra trás.  

Depois dessa reflexão, certamente você pode compartilhar com um amigo, colega de trabalho, um professor e até mesmo como você fez, colocando a sua pergunta aqui pra gente.

Além disso, esse tipo de conversa também pode ser feita com um mentor, um coach ou um orientador de carreira. Na orientação de carreira formal você poderá contratar um profissional especializado que domine ferramentas de gestão de carreira para ajudar você a definir seus próximos passos profissionais e olhar mais para o seu perfil. Só cuidado, existem ainda muitos processos “porcarias” por aí. Esteja atenta para contratar um que realmente encaixe com seu objetivo de descobrir o que você realmente gosta.

Pense nisso e mãos à obra!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).