logo-ge

Trabalho com segurança do trabalho. Devo me especializar fazendo Engenharia ou Administração?

Orientador profissional esclarece

Atualmente trabalho como técnico de segurança em uma empresa. Gostaria de evoluir na carreira. Para isso seria melhor fazer Engenharia ou Administração?
Enviado por Ely Moreira

Há cursos superiores em Tecnologia de Segurança no Trabalho, com duração de dois a três anos. Você encontra este curso com diversas denominações, como Gestão em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Segurança e Saúde e Segurança no Trabalho. Boas partes destes cursos habilitam o profissional também para atuar em segurança empresarial, perícia técnica e judicial, entre outras áreas.

Como técnico você sabe que as exigências relacionadas à segurança no trabalho cresceram, principalmente em função das certificações que as empresas devem – em função da legislação – ou desejam para conquistar seus clientes.

Saiba, no entanto, que para que você assinar documentos referentes a auditorias em segurança ou aqueles necessários para que as empresas atendam a legislação junto ao Ministério do Trabalho, você precisa cursar Engenharia de Segurança do Trabalho, segundo a lei 7.410. Para tal, é necessário ser graduado em qualquer modalidade de Engenharia e realizar curso de especialização reconhecido pelo MEC na área.

A formação em Administração não lhe trará benefícios nesta área. Assim, se sua opção for por Engenharia, opte pela modalidade pela qual mais se interessa ou que pode dar continuidade a sua carreira em relação ao ramo que atua – Mecânica, Elétrica, Química, Civil. Note, porém, que a formação em determinada modalidade da Engenharia lhe permitira trabalhar como engenheiro de segurança em todas e quaisquer empresas.