Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Troco, tranco ou continuo o curso de Jornalismo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 23 out 2009, 16h01

Tenho 18 anos e estou terminando o 2º semestre de Comunicação Social. Ano que vem vou escolher minha habilitação,que é Jornalismo. Desde que entrei no 1º ano do Ensino Médio, eu quero fazer Jornalismo, mas agora não sei se é isso realmente que eu quero.Sempre gostei de ler e escrever, mas agora nao sei se tenho vocação pra outra área, Resumindo, estou me sentindo perdida.
Enviado por Lilian Oliveira

Uma boa escolha é aquela que projeta o futuro, mas baseada em nosso passado. É também aquela que, ao levar em consideração o maior número de determinações, permite definir bem a imagem que fazemos das profissões.

Neste primeiro ano de curso você provavelmente se deparou com “novidades” em relação à Comunicação Social e ao Jornalismo: descobriu diferenças entre o que você imaginava e o que de fato parece ser a carreira e a profissão.

É comum que surjam dúvidas nessa hora. Se por um lado certas idealizações caem por terra, por outro dados mais próximos à realidade podem retificar o roteiro de seu projeto. E isso continuará a ocorrer ao longo de toda sua vida profissional, ou seja, novas escolhas deverão ser realizadas.

Note também que na grande maioria dos cursos superiores o primeiro ano tem o caráter introdutório, de formação geral e contextualização ampla da área a ser estudada. No segundo ano as disciplinas mais dirigidas à profissionalização começarão, o que trará nova dinâmica ao curso.

Diante do tom da “dúvida” apresentada por você, nossa sugestão é que você avance mais um ano no curso. Aproveite este final de segundo semestre para conversar com os professores da matérias dos próximos anos e com colegas veteranos, bem como para pesquisar a grade curricular integral do curso.

Continua após a publicidade
Publicidade