logo-ge

Uma indecisão, continuar e terminar o mesmo curso ou trocar por outro?

Orientador profissional esclarece

Fiz 2 anos do curso de Administração com Marketing, porém não me identifiquei com o curso (talvez por ter trabalhado na área comercial e não ter me identificado com o marketing) e parei – também por questões financeiras. Retomei o mesmo curso em outra faculdade mas pela distância e falta de interesse desisti, gostaria de saber se seria interessante continuar e terminar o mesmo ou trocar por outro?
Enviado por Fernanda Nagaishi

Os fatos de já estar engajada no mercado de trabalho, bem como por depender da renda que recebe (como indica sua resposta), são variáveis importantes em sua escolha, mas que não determinam apenas um caminho.

Retomar o curso interrompido pode permitir re-encaminhamentos profissionais mais adiante (especializações em setores que mais lhe agradem), além de servir como certificação profissional mais geral, contribuindo para seu reconhecimento diante do mercado. Além disso, você poderia eventualmente fazer nova formação, diante da construção de um projeto de vida bem estruturado.

Por outro lado, as opções que você coloca também estão relacionadas diretamente a seu atual emprego. Boa parte das pessoas que precisam trabalhar desde cedo e que dependem diretamente de sua renda para a sobrevivência “escolhem” carreiras que possam dar continuidade imediata ao ofício que já exercem.

Vale a pena ampliar a reflexão sobre seus interesses. Por exemplo: quando mais jovem você pensou em outras profissões?Talvez sua dúvida atual, legítima, mas que parece limitar sua escolha seja substituída por outras, mas que podem levá-la a uma escolha mais consciente e satisfatória.