Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Vale a pena fazer Jornalismo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 16 out 2009, 20h04

Faltando pouco tempo para o Enem, ainda estou em dúvida em que profissão escolher. Porque não encontro nenhuma que eu me identifique de verdade.

Estava decidida a fazer Jornalismo, pois é a que eu mais me interessei, só que agora não é mais obrigado ter o diploma de jornalista para exercer a profissão, e estou com medo de fazer o curso “à toa”. Além disso, não há muito mercado aqui no Espírito Santo para esta área. Acha que devo arriscar mesmo assim?
Enviado por Lorena Costa

De fato, hoje já não é mais necessário o diploma específico para exercer a profissão de jornalista. Em 2008 o Supremo Tribunal Federal encerrou uma longa batalha jurídica que se arrastava há anos. Teoricamente qualquer pessoa que apresente as habilidades necessárias pode exercer a profissão, nem ao menos a formação universitária precisa ser exigida.

– Leia mais: Ainda vale a pena cursar Jornalismo?

O fato de que a profissão foi desregulamentada, isto é, já não existe mais legislação específica que indique quem pode exercer a profissão, não pressupõe que os cursos de Jornalismo serão extintos necessariamente. Afinal existem inúmeras profissões que não são regulamentadas, como, por exemplo, a Publicidade, para ficarmos na área de comunicação. Além disso, os cursos de formação de nível universitário estão aí como um dos mais disputados no país.

Ainda não houve tempo hábil para se detectar como o mercado vai reagir frente a esta nova realidade jurídica. Há quem diga até que os cursos de Jornalismo terão que se qualificar muito mais para atender às necessidades das empresas jornalísticas. Alguns dizem que o profissional vai ser formado em cursos de pós-graduação, que serão frequentados por pessoas que tiveram uma boa formação nas áreas das ciências básicas. Mas também precisamos perceber que algumas faculdades privadas fecharam seus cursos.

Pense bastante nos motivos que estão levando você a pensar nesta profissão, conheça tudo que envolve e todas as possibilidades de intervenção. Se possível converse com jornalistas para detectar a visão deles a respeito das mudanças do mercado a partir da extinção da lei. Isto você pode fazer sem sair da sua cidade. Faça perguntas pela internet, entre nos blogs de jornalistas. Assim terá mais condições de tomar sua decisão.

Continua após a publicidade
Publicidade