logo-ge

Vale a pena fazer curso técnico de Enfermagem antes de Medicina?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos, me formei no ano passado e este ano, através do Sisutec, consegui uma vaga para um curso técnico de Enfermagem. Sei que ainda não tenho conhecimento suficiente para ingressar em uma universidade pública para cursar Medicina. Seria bom que eu fizesse o curso técnico enquanto me preparo mais para o ingressar em Medicina? Penso que fazendo o curso técnico eu já estarei percebendo como é a realidade de trabalhar na área da Saúde e analisando se é uma boa opção cursar Medicina.
Enviado por Luis

Os cursos técnicos formam profissionais no âmbito do ensino médio, tendo como objetivo central a promoção de formação rápida que atenda a nichos específicos do mercado de trabalho. Por conta deste perfil, o profissional não costuma assumir cargos de maior responsabilidade ou atuar no nível de planejamento; isto se reflete na remuneração média, inferior à dos formados em cursos superiores. No entanto, não tem o caráter de “preparação” para uma graduação posterior.

De fato, aproximam o estudante da realidade de determinada área, como rotinas de trabalho, temas estudados e procedimentos básicos utilizados. Mas as atribuições são diferentes em função do grau de formação. No caso da formação técnica em enfermagem, estes conhecimentos se aproximam da formação superior em enfermagem, pouco contribuindo quanto a uma formação posterior em medicina, apesar de permitir o contato mais próximo com médicos.

Por outro lado, dado o caráter profissionalizante do curso técnico, ele abre a perspectiva de geração de renda eventualmente necessária para uma melhor preparação para o vestibular em medicina. Ou seja, essa formação técnica permite que você tenha uma profissão e possa se bancar financeiramente até que forme como médico.

Em contrapartida, ter um trabalho nessa área pode tornar mais difícil a preparação para enfrentar um vestibular extremamente disputado mesmo nos programas federais ou estaduais de cotas, uma vez que você terá de dividir seu tempo e energia entre essas duas coisas.

 

Leia mais:
– Tudo sobre o curso e a carreira em Medicina
– Tudo sobre o curso superior e a carreira em Enfermagem
– O perfil esperado de um estudante da área de Saúde