logo-ge

Vale a pena investir no curso de Oceanografia?

Orientador profissional esclarece

Tenho 16 anos e estou pensando sobre a escolha da minha profissão, porém estou com dúvida sobre Oceanografia. Esse curso não é muito conhecido e tenho medo de ir para essa carreira e me arrepender depois. Vale a pena o investimento? Qual a expectativa do curso no futuro?
Enviado por Murilo

A Oceanografia estuda o ambiente marinho, rios, lagos. Seu foco são os processos químicos, físicos e geológicos envolvidos nos ambientes aquáticos. Por exemplo, pode ser responsável pelo estudo e desenvolvimento de projetos de preservação das condições naturais e de despoluição de uma determinada região.

A profissão foi regulamentada em 2008, ampliando seu reconhecimento social. A crescente preocupação com a preservação ambiental e a exploração sustentada de recursos naturais como petróleo e alimentos que provêm do mar também indicam boas chances para o exercício profissional.

A implementação da exploração de petróleo da camada pré-sal pode aumentar a oferta de empregos. As melhores chances estão em órgãos públicos – que exigem ingresso por concurso – e consultorias que prestam serviços a empresas privadas e órgãos públicos.

Tradicionalmente o maior número de empregos está ligado a empresas e órgãos públicos e empresas, pelos quais se ingressa por meio de concurso, principalmente a Petrobras. Atualmente oportunidades de trabalho em consultorias ambientais foram ampliadas junto a companhias do setor de petróleo.

Empresas das áreas de mineração, pesca e meteorologia, bem como projetos ligados a ONGs também oferecem boas oportunidades.

Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram a oferta de vagas, que, no entanto, também ocorrem em outras regiões.

Leia mais:
– TESTE: Oceanografia é a sua praia?
– Oceanografia é um campo muito específico?