Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Vale a pena repetir dois anos pra entrar no colégio federal?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 13 nov 2009, 18h56

Oii…bem, eu estou pensando em fazer Astronomia, mas eu não sou muito boa em matemática. Sou de escola pública, que não tem professores muito dedicados, mas estou pensando em entrar num curso pra tentar uma escola técnica ou militar. Porém eu estaria repetindo 2 anos. Será que vale a pena ?
Enviado por Anônimo

Pelo que entendemos você está terminando a segunda série do ensino médio regular. No caso de fazer um curso técnico não é preciso voltar para trás: há a modalidade de curso técnico concomitante, isto é, você faz o ensino médio onde já está e a educação profissional na escola técnica.

Quanto à carreira militar, há a necessidade de verificar, no seu estado, os requisitos. Como exemplo, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ESPECEX) exige que o interessado esteja, pelo menos, na segunda série do ensino médio, e só aceita pessoas do sexo masculino (a escola de cadete do ar também só oferece vagas para homens). Existem outras escolas que aceitam meninas.

Astronomia é um curso da área de exatas e seus fundamentos estão na Física e na Matemática. No Brasil, só existem dois cursos de graduação desta habilitação, mas há a possibilidade de fazer um curso próximo (Física, por exemplo) e depois tentar uma Pós-Graduação na área.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Se você estiver perguntando se vale a pena fazer um curso técnico ou militar para entrar na faculdade de Astronomia, diríamos claramente que não. O vestibular não solicita questões específicas e quanto melhor você se preparar nas disciplinas comuns do ensino médio, mais chances terá de conseguir a aprovação.

Se você estiver perguntando se vale a pena para "a vida", diremos que não existe resposta certa. O único jeito é conhecer o máximo possível as opções, tentar se conhecer cada vez mais e analisar o que te rodeia para que possa decidir melhor e ter forças para "correr atrás".

Publicidade
Vale a pena repetir dois anos pra entrar no colégio federal?
Mundo do Trabalho
Vale a pena repetir dois anos pra entrar no colégio federal?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.