logo-ge

Vale a pena seguir carreiras muito concorridas?

Orientador profissional esclarece

Carreiras com alta concorrência são boas opções, mesmo com o mercado saturado em algumas áreas?
Enviado por Josiael

Por Maíra Habimorad*

Josiael, é muito difícil prever quais carreiras continuarão concorridas até o momento de terminar sua graduação ou curso técnico. Em quarto, cinco ou até dois anos muita coisa pode mudar na economia e mercado de trabalho.

De qualquer forma, escolher uma carreira concorrida significa que você terá que estar sempre acima da média para se destacar: estudar mais, dedicar-se mais, entregar mais resultados. Se vale a pena? Depende do quanto se identifica com esta carreira e se gosta muito de desafios e competitividade.

Avalie sua motivação ao escolher a carreira. Se você quer um trabalho estável, tranquilo e que te dê segurança, pode ser que entrar em um mundo muito competitivo não seja a melhor ideia.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

O Guia do Estudante acaba de começar uma parceria com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.