Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Vale mais a pena fazer Administração ou Economia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h38 - Publicado em 19 jul 2012, 15h05

Olá! Gostaria de saber o que é melhor: Administração ou Ciências Econômicas? Qual a diferença entre os dois cursos?
Enviado por Andressa Abreu

Sua pergunta é bem aberta: você não indica os critérios de como julga o que é “melhor”. As pessoas realizam escolhas a partir de como ponderam seus valores pessoais. As carreiras oferecem diferentes possibilidades de remuneração, ambientes de trabalho, desenvolvimento de interesses. Para alguns, uma boa escolha pode significar grande remuneração; para outros o fator principal pode ser o prestígio, o destaque social, a fama; outros ainda podem considerar que sua meta principal é o desenvolvimento de novos conhecimentos que possam contribuir com a melhoria das condições de vida em uma sociedade.

– Saiba mais sobre a carreira de Administração

– Confira mais detalhes sobre o curso Ciências Econômicas

Continua após a publicidade

Nesse sentido é importante que você reflita sobre o que busca como projeto de vida e profissional, como pretende viver, que características e objetivos pretende realizar por meio da futura profissão. Esta análise deve acompanhar a busca de informações sobre as profissões.

De maneira geral, o administrador é o profissional que contribui ou gerencia processos que visam otimizar as organizações do trabalho (empresas, órgãos públicos, ongs), por meio de técnicas e gestão de pessoas, financeira, logística e estocagem, fluxo de informações, atendimento ao público e consumidores. A organização metódica, o controle e registro das informações e deliberações faz parte do seu rol de tarefas.

O economista é um pesquisador do comportamento humano no campo da produção e da distribuição dos bens e serviços na sociedade. Para tal desenvolve conhecimentos ligados a ciências chamadas de “humanas”, como sociologia, psicologia, bases históricas, bem como a habilidades com cálculos e modelos matemáticos. Pode também trabalhar em empresas em processos gerenciais, mas o eixo de sua atuação é a análise de fatores que envolvem não apenas o aumento da produtividade e sim a ampliação de mercado, momentos de investimento ou de manutenção da empresa.

Pesquise mais sobre as duas profissões e sobre outras na seção Profissões e Universidades deste site.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você aproveita corretamente as aulas? Confira aqui


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste

Continua após a publicidade
Publicidade