logo-ge

Vejo um bom futuro em Administração, mas não gosto muito de exatas…

Orientador profissional esclarece

Eu estive pensando em muitos cursos para fazer. O primeiro foi Psicologia porque eu meio que sempre gostei de ajudar as pessoas dando conselhos, mas acabei desistindo, pois vi que o mercado estava saturado. Depois pensei em Artes porque gosto de desenhar e a licenciatura disponibiliza uma facilidade para conseguir emprego na área de educação pública, porém os projetos para aumento de salários são inseguros e podem demorar, logo não quero passar quatro anos estudando e trabalhar 3 turnos para ganhar 1800 reais. Então percebi que Administração era uma área com bastantes empregos e salários bons, porém nunca fui muito bem na matéria de matemática e não sou do tipo muito comunicativo. A parte de falar posso mudar, mas o gosto pelas exatas duvido que aumente. Não sei o que faço. Administração é uma boa pra mim?
Enviado por Lucas Maciel

A remuneração possível em uma carreira depende de vários fatores. Os dados apresentados por pesquisas que apresentam a a remuneração média devem ser considerados e seriamente. De fato, apresentam a condição geral a que uma determinada profissão está exposta. Isto se deve à importância social agregada à certa área de conhecimento, ao conhecimento aprofundado exigido do profissional, e à responsabilidade a que está submetido quanto a suas decisões. Outro fator envolvido é a relação entre oferta e procura de profissionais, ou seja, o número de profissionais formados versus o número de empregos oferecidos.

– Saiba tudo sobre as carreiras de Administração e Negócios

– Conheça 19 carreiras que você pode seguir na área de Administração

Quanto à importância social associada às profissões, fatores como a valorização determinada pelas classes sociais mais ricas e a visibilidade que determinada profissão recebe pelos meios de comunicação de massa entram em jogo. Por exemplo: professores são importantes para o desenvolvimento da sociedade? Tem que ter muito conhecimento para realizar sua função social? A essas respostas poderíamos responder sim, mas o salário médio que os professores recebem é muito menor do que se poderia esperar. As contradições sociais gerais também estão presentes no campo das profissões e até fortalecem possíveis injustiças quanto à remuneração.

Em praticamente todas as profissões há fatores, no entanto, que permitem a obtenção de ganhos acima da média. Busca por melhor qualificação profissional e por formação cultural mais ampla, construção de rede de contatos pessoais e profissionais mais qualificados e investimentos inclusive de recursos financeiros podem romper certas barreiras. Por outro lado, há pessoas que valorizam outros aspectos da vida na construção de sua carreira, como alcance de objetivos pessoais não tão diretamente ligados à remuneração: reconhecimento de sua competência técnica ou cultural, produção de novos conhecimentos, aproveitamento racional dos recursos naturais, auxílio a outras pessoas, entre outros.

Quanto ao curso de Administração, ele é muitas vezes escolhido porque supostamente oferece múltiplas possibilidades de exercício profissional, já que toda empresa de qualquer setor necessita ser conduzida racionalmente. No entanto, este é um dos cursos que mais forma profissionais no Brasil que em grande parte acabam por realizar tarefas corriqueiras nas empresas que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária. Saiba também que sua visão de que ele exige profundo empenho em cálculos matemáticos é em boa parte equivocada.

Lance-se à tarefa de pesquisar as mais diversas profissões. Empenhe-se verdadeiramente nesta tarefa. Outras formas de conquistar a realização pessoal poderão se apresentar a você e novos projetos poderão ser construídos.

Leia mais:
– Gosto de Administração e Negócios: que curso devo fazer?

– O que acha de cursar Logística?
– Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?