Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Vou prestar Artes Cênicas. Qual modalidade escolho, licenciatura ou bacharelado?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 27 nov 2014, 18h18

No que tange à formação do ator a formação é diversificada, passando pela experiência prática direta, cursos livres (não inseridos no sistema oficial de educação), cursos técnicos, tecnológicos e bacharelados.

Os bacharelados em Artes Cênicas desenvolvem conhecimentos ligados a direção e aspectos técnicos como cenografia, figurino, iluminação além de interpretação. Seus objetivos são diretamente ligados à execução de obras dramáticas como interpretação, produção, direção, cenografia e redação. Os caminhos para a formação do ator passam pelo desenvolvimento de técnicas de expressão corporal, de colocação da voz, observação comportamental, conhecimento da história da dramaturgia, entre outros elementos.

Os cursos de licenciatura formam professores para a educação básica (ensinos fundamental e médio), para cursos livres, para desenvolvimento de oficinas e projetos artísticos em organizações culturais. Saiba que há faculdades que oferecem as duas formações simultaneamente.

Não há como apontar qual a opção “mais certa”; é você quem precisa pesquisar e avaliar a atratividade de cada formação. Investigue as opções de cursos, procure matérias que comentem o cenário das artes cênicas e da música no Brasil. Visite cursos e faculdades que ofereçam as duas graduações, entrevistar professores a alunos.

Continua após a publicidade
Publicidade