logo-ge

Bolsa Chanceler Alemã abre inscrições para brasileiros

O objetivo é investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha

O programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil), ação da chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, está com inscrições abertas para brasileiros com potencial de liderança. O objetivo é investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha.

 (istock/iStock)

O projeto é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), que conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.  A ideia é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal (networking).

Além do Brasil, o programa é destinado a jovens pesquisadores da China, Índia, Rússia e Estados Unidos e contempla várias áreas distintas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.  Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, os aprovados estabelecem contato com outros bolsistas e nos primeiros dois meses todos farão curso intensivo de alemão,  para depois desenvolvem seus projetos de pesquisa.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações, além de suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2017. Mais informações sobre o programa Bolsa Chanceler Alemã estão disponíveis no site da Universidade de Humboldt.

A data de início da bolsa é 1° de outubro de 2018 e tem duração de um ano.