logo-ge

CAPES divulga novos editais de bolsa de pós-doutorado no exterior

Serão oferecidas até 400 bolsas e as inscrições vão até 15 de julho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou novos editais para bolsas de pós-doutorado no exterior no âmbito dos programas Estágio Sênior e Pós-Doutorado no Exterior. Serão oferecidas até 400 bolsas pelas duas iniciativas e as inscrições vão até 15 de julho.

       

A bolsa de Estágio Sênior promove o aprimoramento profissional e acadêmico por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa no exterior, por pesquisadores doutores que tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior brasileira, com titulação obtida há mais de oito anos e que demonstre produção científica relevante. O Programa de Pós-Doutorado no Exterior destina-se à realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de doutor, com o objetivo é complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.

Os benefícios previstos para ambos os programas são mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso. Para conferir o regulamento dos programas de bolsa no exterior consulte o site da Capes.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

A duração da bolsa para realização do projeto será definida na concessão com base na duração aprovada pelas instituições de origem e de destino e o cronograma de execução proposto, podendo variar de um a 18 meses.