logo-ge

Capes inscreve para bolsas de doutorado pleno no exterior

Os interessados podem se inscrever até 14 de outubro

O programa de Doutorado Pleno no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas até 14 de outubro. O objetivo é oferecer bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil.

O programa visa ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, proporcionando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência.

A oportunidade contempla as diversas áreas do conhecimento. O auxílio inclui despesas de mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde. A duração da bolsa é de 12 meses, podendo ser renovada sob condição de desempenho acadêmico satisfatório com vigência até o mês da defesa da tese, não ultrapassando 48 meses.

Fique ligado!

Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.

As inscrições são gratuitas e efetuadas com o preenchimento de formulários, o envio de documentos e envio do projeto, conforme descrito no edital do programa, disponível no site da Capes.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

A seleção consistirá de: verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevista, priorização e decisão final da Diretoria Executiva da Capes. Os candidatos poderão indicar até duas instituições para a realização do doutorado pleno no exterior, sendo que a decisão sobre uma delas, para fins de concessão da bolsa, é de competência exclusiva da Capes.