Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Ciência sem Fronteiras abre chamada para bolsas de estudo na Suécia

O objetivo da bolsa é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h58 - Publicado em 13 abr 2015, 13h16

O programa Ciência Sem Fronteiras está com inscrições abertas para uma Chamada de Projetos da Cnpq para concessão de bolsas de estudo em Aeronáutica na Suécia.

A iniciativa partiu de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia. A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil por meio do desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.

O objetivo da bolsa é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas e nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab e assim aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre os dois países.

Serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 na modalidade Pós-doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica.

Para participar os interessados devem se inscrever na Plataforma Carlos Chagas, por meio do site do Cnpq até o dia 15 de maio de 2015. Para interagir com grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e pesquisadores da Saab AB para construção das propostas, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do CISB até o dia 08 de maio de 2015.

Os requisitos previstos na Chamada e as normas específicas de cada bolsa podem ser conferidos aqui.

LEIA MAIS:

Notícias de pós-graduação

Continua após a publicidade
Publicidade