logo-ge

Cinco dicas para aproveitar ao máximo o seu curso de pós-graduação

Durante a pós-graduação, o aluno, boa parte parte das vezes, leva uma dupla jornada de trabalho e estudos, o que pode ser mais desafiador do que o período da faculdade. Para você não se desesperar e ainda tirar o máximo proveito do curso, selecionamos algumas dicas de como lidar com a nova rotina.

Crie tempo para estudar
Conciliar a pós com o trabalho, a família e os horários de lazer não é mesmo uma tarefa fácil. Por isso, faça algumas adaptações de comportamento no trabalho e em casa. Se possível, tente negociar com o seu chefe um tempo extra para se dedicar aos estudos e aproveite ao máximo feriados e finais de semana para tirar o atraso das leituras (que costumam ser muito intensas durante a pós).

Use as habilidades acadêmicas dentro do trabalho
O mundo acadêmico ajuda a desenvolver algumas habilidades que acabam muitas vezes te ajudando a navegar nos mares corporativos, como um senso crítico mais apurado, a capacidade de resolver problemas de forma criativa, o desenvolvimento de um raciocínio mais abstrato e complexo, além de uma maior capacidade de argumentação. Use elas ao seu favor: proponha soluções no trabalho, apresente um projeto para o seu chefe, ou ajude a empresa na tomada de decisões.

Traga informações do trabalho para discussão na pós
Pós e trabalho podem ser uma via de mão dupla, quando bem aproveitados. Por isso, não hesite em trazer para a sala de aula problematizações que você vê dentro da sua rotina de trabalho e vice-e-versa, especialmente nos cursos de MBA. E, se possível, escolha projetos que tenham ligação com aplicações práticas no seu ramo profissional. Além de enriquecer a discussão em grupo dentro do curso, isso acaba trazendo novas soluções para seu ambiente de trabalho.

Faça disciplinas optativas em outro setores
Muitos cursos de pós apresentam uma grade curricular flexível. Aproveite essa possibilidade para se aprofundar mais em áreas de interesse correlatas e conhecer profissionais de outras áreas de atuação. Assim, você abre horizontes, forma um repertório cultural ainda mais rico e pode expandir suas possibilidades de pesquisa integrando novas áreas.

Aproveite o curso para fazer contatos profissionais
Se aqueles colegas da graduação já não têm muito a ver com você, ou se você não se identifica tanto com o pessoal do trabalho, a pós pode ser uma ótima chance de renovar as amizades e criar também contatos profissionais. Por isso, seja gentil, divida com os outros suas ideias, peça ajuda dos colegas para os seus projetos e envolva-se sinceramente com o projeto dos outros. Além de resultar em uma troca ainda mais rica, o contato com os outros pode ajudar você a passar por essa fase com mais tranquilidade e otimismo.

Consultoria: Leandro Morilhas, diretor geral da FIA.