logo-ge

CNPq abre inscrições para bolsas de doutorado

Bolsa de Pesquisador Visitante e Doutorado Sanduíche no País para alunos de doutorado brasileiros ou estrangeiros estão abertas até 23 de abril

As inscrições para obtenção de bolsa de Pesquisador Visitante (PV) e Doutorado Sanduíche no País (SWP) para alunos de doutorado brasileiros ou estrangeiros estão abertas até 23 de abril.

O programa proporciona aos doutorandos a oportunidade de colaborarem com outras equipes de pesquisa. Para participar, os candidatos devem ser pesquisadores classificados como nível A ou B em produtividade de pesquisa pelo CNPq. As bolsas têm duração de três a 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 12 meses.

Já o Doutorado Sanduíche no País permite aos doutorandos desenvolver parte da tese em colaboração com outro grupo de pesquisa brasileiro num período de dois a seis meses. Podem se candidatar alunos matriculados há mais de um ano em um curso de doutorado, sem vínculo a nenhuma outra bolsa. A proposta deve ser encaminhada pelo orientador da instituição de origem.

Os valores das bolsas e a tabela de valores do auxílio-deslocamento podem ser consultados no site do CNPq.

LEIA MAIS:

Notícias de pós-graduação